Caminhões Elétricos – Mobilidade Consciente

Caminhões Elétricos – Mobilidade Consciente

Protótipos dos elétricos Volta Trucks começam a circular nas ruas em 2022

 Protótipos dos elétricos Volta Trucks começam a circular nas ruas em 2022

A sueca Volta Trucks já está apostando para o primeiro trimestre de 2022, o começo de operação de seus 25 protótipos do caminhão elétrico Volta

A Volta Trucks, fabricante de veículos comerciais e prestadores de serviços totalmente elétricos, apresentou os seus primeiros protótipos de “Verificação de Design” (DV), no ano passado. Em 2022, os veículos começarão a ser disponibilizados a clientes selecionados, por longos períodos, a serem testados em suas condições logísticas reais, empreendendo milhões de quilômetros de entregas.

O Volta Zero de 16 toneladas, totalmente elétrico, foi projetado para a logística do interior da cidade, reduzindo o impacto ambiental das entregas de frete nos centros da cidade. Projetado do zero com uma gama de energia pura-elétrica de 150 a 200 kms (95 – 125 milhas), o Volta Zero eliminará cerca de 1,2 milhão de toneladas de CO2 até 2025.

A segurança também está no coração da Volta Trucks. A empresa diz que o Volta Zero foi projetado para energia elétrica desde o início, o que facilita uma mudança de passo na segurança do veículo, do motorista e dos pedestres. Graças à remoção do motor de combustão interna, o operador de um Volta Zero fica em uma posição central de condução, com uma altura de assento muito menor do que um caminhão convencional.

 

Trata-se de um caminhão elétrico, mas tem a aparência de um ônibus

Esta combinação, além de um design de cabine estilo casa de vidro, dá ao motorista uma ampla visibilidade de 220 graus, minimizando pontos cegos perigosos. O protótipo Volta Zero foi lançado em setembro de 2020, com os primeiros veículos previstos para operar com clientes em meados de 2022. O caminhão elétrico virá com câmeras ao invés de espelhos retrovisores e sensores de ponto cego, por exemplo. Outros itens são: controle adaptativo de velocidade e radares de monitoramento de tráfego, dentre várias outras novidades.

A sede da Volta Trucks fica em Estocolmo, Suécia, com sua engenharia liderada pelo Reino Unido, e próxima fábrica em Steyr, Áustria. A empresa também conta com equipes de vendas na França, Espanha, Itália, Alemanha e Reino Unido. A Volta Trucks está em parceria com vários líderes globais da cadeia de suprimentos para o desenvolvimento e produção do Volta Zero.

Fonte e fotos: Volta Trucks/Volta Zero

Deixe uma resposta