CAMPANHA ABRASCAM PARA CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DE SINISTROS
 

Tema do Mês: Acidentes com Terceiros

22/02/2019 às 17:14 – Redação por: Isadora Couto

A maior parte desses acidentes acontece em trechos urbanos, normalmente envolvendo motocicletas e carros de passeio. Mesmo sabendo que os motoristas dos carros procuram levar “vantagem” a frente do caminhão, veremos que algumas ações podem nos ajudar a evitar essas situações

Quando falamos de acidentes com terceiros, vamos desde o veículo de passeio (Carro ou Moto), afetado, até um imóvel, muro, poste, ou quaisquer outros danos materiais que afetem o patrimônio de outra pessoa.

Os acidentes de trânsito com caminhões envolvendo terceiros podem atingir uma complexidade ainda maior, se a adoção de medidas eficientes e rápidas não forem tomadas para diminuir o transtorno e o prejuízo para a parte que foi afetada com o acidente.

É importante ressaltar que a falta de conhecimento e suporte levam a custos elevados — e aborrecimentos para ambas às partes envolvidas no acidente. Por isso, na matéria deste mês, nós da Abrascam iremos alertar para a importância da prevenção de acidentes com o envolvimento de terceiros. Lembre-se, com a prevenção de acidentes e atitudes pontuais, é possível evitar grandes prejuízos e principalmente salvar vidas!

Agora, veja as principais causas de acidentes de caminhões com o envolvimento de terceiros:

• Excesso de veículos e Engarrafamentos

Sabemos que esse tipo de acidente em sua imensa maioria acontece em trechos urbanos. Principalmente em cidades que possuem um alto numero de veículos, e trânsito pesado. Essa situação faz o motorista ficar em situação de alto stress, levando o mesmo a fazer manobras perigosas, como trocar de faixa repentinamente, “cortar” os demais veículos e entrar a qualquer custo na frente do caminhão, levando a colisões inevitáveis. Devemos estar sempre alerta.

• Pressa e imprudência dos motoristas dos carros / motos

A imprudência dos motoristas é um dos maiores causadores de acidentes. Carros/Motos que não respeitam a sinalização, e ultrapassam faróis, sem se quer olhar para o seu entorno; alguns carros também ultrapassam o limite de velocidade — não respeitam o cruzamento, e com isso o caminhoneiro é obrigado a frear bruscamente, e às vezes é impossível evitar a colisão entre os veículos. Outros pontos críticos vão desde as ultrapassagens em locais proibidos, como curvas, pontes e em faixas contínuas, até a direção em alta velocidade. Tudo isso aumenta a insegurança e causa inúmeros sinistros, muitas vezes fatais. Resumindo, vale o ditado: ‘Temos que dirigir por nós e pelos outros’, não tem jeito. Nós da Abrascam orientamos aos amigos do trecho, instalarem retrovisores auxiliares, uma solução prática e barata, que nos ajudar muito a evitar esse tipo de situação.

• Uso do celular ao volante

Uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), aponta que o celular é a terceira maior causa de acidentes de trânsito. Para se ter uma ideia, são em média 150 acidentes por dia e mais de 54 mil ao ano. Um estudo realizado em um simulador, foi constatado que os motoristas levam em média 8 segundos para atender uma chamada telefônica. Dirigindo a 80 KM/H, esse tempo é suficiente para percorrer 2 quadras em estado de desatenção. Já para responder um WhatsApp, o motorista leva cerca de 22 segundos. Dirigindo a 60 KM/H, o motorista percorre 4 quadras com atenção dividida entre o trânsito e o celular. Portanto em ambas as situações o risco de colisões é altíssimo. “Primeiro o motorista divide a atenção e a concentração entre aquilo que está sendo falado ao celular e aquilo que acontece na via. A percepção periférica do ambiente fica prejudicada. E o tempo de resposta e reação a um obstáculo fica bem mais lento”, disse Aly Said Yassine, medico do tráfego da Abramet. A orientação é encostar o veículo para uso do celular de forma segura!!

• Estacionar e Manobrar

Caminhões são veículos de grande porte e estão ficando cada vez maiores. Realizar manobras de estacionamento ou movimentação demandam extrema perícia do profissional assim como cuidado e auxílio. Outra grande causa de acidentes de terceiros acontecem nesse momento. Uma manobra fora e podemos colidir com portões, postes, pilastras ou até mesmo outros veículos que estejam por perto. Em caso de dúvida na realização da manobra não pense duas vezes para pedir ajuda de alguém que esteja por perto, essa simples ação faz toda a diferença!

Cumprindo a responsabilidade social com nossos associados e com o transporte de uma forma geral, a Abrascam encabeça essa campanha de prevenção e conscientização, pois acreditamos que somente assim conseguiremos ter estradas mais seguras e melhores condições de trabalho, além de preservar vidas, diminuir prejuízos e manter a Abrascam forte e consolidada, atuando em ocorrências que inevitavelmente venham acontecer e prestando total apoio! Repassem esse material para seus amigos em grupos de WhatsApp, redes sociais e demais mídias. Nos ajudem a compartilhar esse conteúdo, para que juntos possamos salvar vidas!

Dirija sempre com cuidado e conte com a Abrascam para ajudá-lo no seu trajeto!

Contato: (11) 2201-5150
WhatsApp: (11) 94789-2926
relacionamento@abrascam.com.br

As fotos acima se referem a acidentes de Associados.